Para conhecer, e compreender, a Geração Z enquanto consumidores e cidadãos participativos de uma sociedade civil, a equipa Milenar efectuou um conjunto de inquéritos e entrevistas de Dezembro 2020 a Fevereiro de 2021.
A análise debruçou-se sobre os comportamentos nas redes sociais, a sua relação com influenciadores e marcas, a sua posição social no que toca ao activismo e voluntariado, as suas expectativas em relação ao seu futuro profissional e a pandemia.

O Perfil

Geração Z, os nativos digitais.

Nasceram entre 1995 e 2010, actualmente entre os 25 anos e 10 anos de idade.
Esta geração nasceu no mundo digital, e dominam todas as ferramentas e tecnologias. Para a Geração Z, o conceito offline é-lhes desconhecido, estão sempre online.

Índice do Estudo

Fizemos 16 entrevistas, e 200 jovens responderam aos nossos inquéritos qualificativos.

1.

Redes Sociais

2.

Influenciadores

3.

Marcas

4.

Activismo

5.

Trabalho

6.

Pandemia

1.

Redes Sociais

2.

Influenciadores

3.

Marcas

4.

Activismo

5.

Trabalho

6.

Pandemia

GeracaoZ_estudoMilenar
GeracaoZ_estudoMilenar

O Perfil dos 200 Inquiridos

Mulheres

76%

Homens

23%

11 a 14 anos

12%

15 a 18 anos

25%

19 a 22 anos

39%

23 a 26 anos

23%

Ensino Básico

15%

Secundário

55%

Licenciatura

31%

Mestrado

8%

Estudante

63%

Trabalhador

16%

Trabalhador-Estudante

10%

Desempregado

11%

As redes sociais mais utilizadas pela Geração Z são:
Instagram, Whatsapp, YouTube, Twitter, TikTok e Facebook.

Os jovens costumam passar entre 3 a 4 horas diárias nas redes sociais, e 41% revelou que está online e utiliza-as o dia todo.
Grande parte dos inquiridos, 86,5%, acha que as redes sociais têm um impacto positivo, pois são uma fonte de informação e inspiração, uma ferramenta indispensável para socializar e resolver assuntos de trabalho, por exemplo.

Entretanto, muitos deles afirmaram já ter tido experiências menos positivas:
44,5% já participou numa discussão nas redes sociais;
61,5% já recebeu mensagens de cariz sexual;
35,5% já deixou de partilhar assuntos ou opiniões por ter medo de ser criticado.

5 Factores que influenciam a Geração Z na tomada de decisão de deixar de seguir um influenciador, criador de conteúdo ou celebridade.

Conteúdo Repetitivo

47%

Mudança Repentina de Tema

25%

Demasiados Stories + Posts

33%

Comportamento Intolerante

71%

Excesso de Conteúdos Patrocinados

19%

Em relação aos Influenciadores e Criadores de Conteúdo, a Geração Z segue uma quantidade significativa de contas nas redes sociais.

Valorizam Influenciadores que apresentam uma imagem genuína e honesta, quando mostram o seu lado mais real e gostam de quem tem sentido de humor.

blog_geracaoz_milenar

RecebER o estudo completo

Inserir o email para fazer o download do PDF

Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade
e aceita que o seu email ficará na base de dados de newsletter da Milenar, podendo cancelar a qualquer momento.

estudos de mercado

Quer conhecer melhor a sua audiência? Conhecer os hábitos e comportamentos diários do seu consumidor?