A equipa da Milenar desafiou a Música no Coração, produtora que promove alguns dos maiores festivais de música em Portugal, a ter um palco digital na 20º edição do Festival MEO Sudoeste. Os protagonistas do palco foram 6 YouTubers Portugueses.
Do desafio resultou um hino cantado nos estúdios da rádio RFM, uma mini-série de 5 episódios branded content, a criação de um canal de YouTube e presença no palco da EDP.

O Porquê do #TudoÀPala, 2016

Estamos em 2015, e os YouTubers tornam-se tendência fora dos seus próprios canais: deixam de estar atrás da câmara e passam para a linha da frente no contacto com os seus seguidores. São autênticos, divertidos e interagem com o seu público. Onde vão, os seus fãs sentem-se seus amigos.
Com essa premissa, a Milenar e a Thumbmedia (empresa parceira do grupo GlobalProud, ao qual a Milenar também pertence), apresentaram um projecto que queria levar 6 YouTubers portugueses ao Meo Sudoeste de 2016.

Como todos os negócios, tudo tem o seu tempo de crescimento, mas ambas as equipas, da Milenar e Thumbmedia, queriam avançar com o projecto, e decidiram, independentemente da resposta, avançar. E assim nasceu o nome #TudoÀPala

Os YouTubers

Wuant
D4kframe
Sea3p0
SofiaBBeauty (atualmente Sofia Barbosa) Paulo Sousa
Sake

Hino na RFM

Escrevemos o Hino YouTubers MEOSudoeste 2016 com o Paulo Sousa, YouTuber.
Os 6 magníficos foram ao estúdio da rádio RFM gravar a música, o teledisco e participar num directo.

“O que é que vais fazer este Verão,
Ficar em casa mais parece prisão,
Para onde vais, eis a questão.
Vamos à Zambujeira do Mar,
MeoSudoeste é o que está a dar.”

 

Mini Série no YouTube

A viagem começou no Porto, passamos em Aveiro, e já com 2 YouTubers chegamos a Lisboa, reunimos os outros 5 e a equipa Milenar: video-makers, técnico de som e de fotografia.
Condutor e mini-carrinha: tudo OK.
E assim começa, a primeira de 5 vídeos pré-evento.
Os vídeos eram publicados diariamente no canal #TudoÀPala.

Branded Content no Palco da EDP

Última noite.
Palco Oficial da EDP.
Batalha de dança e muita diversão e momentos para nunca mais esquecer.

Paulo Campos Costa Diretor global de Marca, Marketing e Comunicação da EDP
Revista Briefing, 01/04/2017

O Novo Papel dos Brand YouTubers

“O mundo está digital. É preciso acompanhar este fenómeno e as marcas estão cada vez mais atentas a esta nova era. Quando, no MEO SW, nos foi sugerida uma parceria com um grupo de youtubers portugueses que, no seu conjunto, reúnem mais de dois milhões de followers, sabíamos que havia um potencial enorme, mas que o desafio seria das duas partes.

As perguntas surgiram, naturalmente. “Como se inserem eles, em termos de comunicação, nas restantes ativações que temos programadas?”. “E como é assegurada uma associação da marca, de forma natural?”.

Ao fim do dia, a dúvida era simples: conseguirão os youtubers, com as suas personalidades próprias – e são essas personalidades que lhes dão a popularidade, ser alinhados com uma marca como a EDP?
E rapidamente concluímos que essa era uma visão redutora. Associámo-nos a estes youtubers pela sua diversidade e porque, à sua maneira, representam valores positivos e metas comuns.

“A EDP acaba por ser uma marca jovem”, dizia Paulo Sousa, um dos youtubers desta aventura, num dos vídeos que produzimos, para logo a seguir fazer uma pausa hesitante de milissegundos quando tenta realizar o que está a dizer. “Não tem idades, abrange todas as faixas etárias”. Logo depois, completa: “Nada melhor do que um grupo de youtubers… influente… nas redes sociais para mostrar que não estamos aqui a brincar. E o YouTube acaba por ser um mundo desconhecido para muitas marcas”.

Não são ainda nomes do dia a dia dos portugueses, mas são de quase todos os jovens nacionais, e nós queremos estar onde estão os clientes de amanhã. São jovens com quem milhões de outros jovens se identificam. Que, nos seus poucos anos, construíram uma marca pessoal que muita gente tenta moldar em décadas.

No final, tínhamos tido uma experiência de piloto cujos resultados foram um passo na direção certa, a única que existe e que as marcas não podem perder o expresso do futuro.

Cinco episódios da série “#TudoàPala”, com o apoio da EDP, em que deixámos que as personalidades fossem nada mais do que as deles.

Um “Meet & Greet” que, no século XXI e para o jovem fã, deixa o autógrafo na rua e dá as boas vindas à selfie, que depois se espalha nas redes. E em que o stand da EDP serviu de palco, plateia e hashtag para esta mais recente realidade.”

Não são ainda nomes do dia a dia dos portugueses, mas são de quase todos os jovens nacionais, e nós queremos estar onde estão os clientes de amanhã.
São jovens com quem milhões de outros jovens se identificam. Que, nos seus poucos anos, construíram uma marca pessoal que muita gente tenta moldar em décadas.

É uma Marca?

Adorou a ideia e quer algo tão dinâmico, super interactivo e genuíno para a sua audiência?

És influenciador?

Esta experiência espectacular inspirou-te?
Queres ter a aventura de uma vida?